Tecnologia na Educação Infantil



Sejam bem - vindos ao espaço da tecnologia!!

Vamos em busca de descobertas aprofundando nossos conhecimentos e práticas .

Quem Somos??

Minha foto
Profissionais, da educação encantadas com as TICs e multiplicadoras do EMEI Santa Mônica, da cidade de Uberlândia. Alunas do Curso de Especialização em Tecnologias Aplicadas a Educação em Laboratórios de Aprendizagem UNIMINAS.

domingo, 26 de abril de 2009

TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO

O papel da informática na educação no processo de ensino e aprendizagem sofreu muitas transformações ao longo dos anos.

Finais da década de 80 e década de 90 presenciaram outro avanço tecnológico que foi

amplamente utilizados na educação: primeiro a multimídia e posteriormente a WWW (World Wide Web) vieram somar-se ao leque de ferramentas que a informática tem a sua disposição para uso educacional.

Assim objetivo é discutir como essas ferramentas, estão sendo utilizadas na educação

infantil hoje, e refletir sobre as possibilidades de uso no futuro visando contextualizar a educação num processo de formação integral e universal do cidadão. Para isso, se iniciará a discussão do papel da tecnologia na educação e seu diferentes usos , passando para a informática na educação, abordando principalmente a questão dos recursos informáticos na educação infantil.

O uso da tecnologia como ferramenta entende-se como o uso que tanto professores como

alunos fazem da tecnologia para apoio aos seus próprios trabalhos. Neste caso a tecnologia é utilizada

como mais uma ferramenta entre outras (lápis, papel, computador, borracha, impressora, etc.).

A tecnologia como meio é o ponto central do presente capítulo. No uso da tecnologia como

meio, existem duas vertentes: o aprender da tecnologia, e o aprender com a tecnologia.

Aprender da tecnologia implica como pressuposto que a tecnologia detenta o conhecimento, e

que o aprendiz precisa utilizar a mesma como fonte de conhecimento. Percebe-se que nesta visão, o

conhecimento é visto como algo que pode ser transmitido, externo ao sujeito e acabado, e que o

conhecimento pode ser embutido dentro da tecnologia e transmitido ao aluno (Jonassen, 1999). Este

foi o uso mais comum nos primórdios do uso da informática na educação, como já foi mencionado

Um comentário:

  1. Olá, adorei esse blog;tanto que me tornei seguidora e espero trocar informações.
    O meu grupo da faculdade tem um blog onde a gente posta os conteúdos da disciplina de tecnologia.valeu.
    o blog é turminhapedagogica.blogspot.com

    ResponderExcluir