O papel da informática na educação no processo de ensino e aprendizagem sofreu muitas transformações ao longo dos anos.
Finais da década de 80 e década de 90 presenciaram outro avanço tecnológico que foi
amplamente utilizados na educação: primeiro a multimídia e posteriormente a WWW (World Wide Web) vieram somar-se ao leque de ferramentas que a informática tem a sua disposição para uso educacional.
Assim objetivo é discutir como essas ferramentas, estão sendo utilizadas na educação
infantil hoje, e refletir sobre as possibilidades de uso no futuro visando contextualizar a educação num processo de formação integral e universal do cidadão. Para isso, se iniciará a discussão do papel da tecnologia na educação e seu diferentes usos , passando para a informática na educação, abordando principalmente a questão dos recursos informáticos na educação infantil.
O uso da tecnologia como ferramenta entende-se como o uso que tanto professores como
alunos fazem da tecnologia para apoio aos seus próprios trabalhos. Neste caso a tecnologia é utilizada
como mais uma ferramenta entre outras (lápis, papel, computador, borracha, impressora, etc.).
A tecnologia como meio é o ponto central do presente capítulo. No uso da tecnologia como
meio, existem duas vertentes: o aprender da tecnologia, e o aprender com a tecnologia.
Aprender da tecnologia implica como pressuposto que a tecnologia detenta o conhecimento, e
que o aprendiz precisa utilizar a mesma como fonte de conhecimento. Percebe-se que nesta visão, o
conhecimento é visto como algo que pode ser transmitido, externo ao sujeito e acabado, e que o
conhecimento pode ser embutido dentro da tecnologia e transmitido ao aluno (Jonassen, 1999). Este
foi o uso mais comum nos primórdios do uso da informática na educação, como já foi mencionado
Olá, adorei esse blog;tanto que me tornei seguidora e espero trocar informações.
ResponderExcluirO meu grupo da faculdade tem um blog onde a gente posta os conteúdos da disciplina de tecnologia.valeu.
o blog é turminhapedagogica.blogspot.com